CCV Alviela no Twitter CCV Alviela no Linkedin CCV Alviela no Youtube CCV Alviela no Facebook CCV Alviela no Google+ CCV Alviela no Instagram
 
Logotipo Centro
INSCREVA-SE NA MAILING LIST:
Nome: E-mail:
logo Rede de Centros Ciência Viva
logo Escite
Logo certificação Herity
Logo Natura 2000 Award
logo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico
O Centro nas Redes Sociais:
Logotipos Redes Sociais
 
Banner da zona
 

Destaques

Ministro do Ambiente em Alcanena

Foi apresentada ontem, 23 de junho, no Centro Ciência Viva do Alviela em Alcanena, a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, com a presença do Ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, e da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

A cerimónia de apresentação teve início às 10h30, com a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, que destacou o flagelo dos incêndios florestais dos últimos dias, apresentando o seu voto de condolências a todos os afetados pela tragédia. Seguiu-se a apresentação da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, por João Sarmento. Melhorar o estado de conservação do património natural, promover o conhecimento do valor do património natural e fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade são os 3 eixos estratégicos do plano, que se encontra neste momento em consulta pública até 31 de julho de 2017.

Seguiu-se a intervenção do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que realçou a importância de uma gestão próxima nas áreas protegidas que não são de reserva integral, feita em parceria com atores locais e associações ambientalistas. O Ministro afirmou que nestes territórios, que se distinguem pelos seus valores naturais, a "conservação" tem que se "conjugar" com o verbo "valorizar", pois "não é razoável" que as áreas protegidas tenham perdido, na última década, 20% da população (o dobro da perda registada no interior do país).

Decorreu ainda o debate sobre a estratégia, com a participação de Ângela Morgado, coordenadora da Coligação C6, Paulo Magalhães, presidente da Comissão Instaladora da Casa Comum da Humanidade, Sofia Silveira, do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e Pedro Norton de Matos, mentor e organizador da Greenfest, com moderação do comunicador de ciência José Vítor Malheiros.

Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, encerrou a cerimónia, enaltecendo a importância de todos os que trabalham em conservação da natureza.

Na iniciativa estiveram ainda presentes representantes de Câmaras Municipais, de organismos governamentais, do ensino superior e de outras entidades de relevo a nível nacional.

O evento foi uma iniciativa do Ministério do Ambiente, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena.

Notícia criada em 24-06-2017 15:54 | Imprimir Notícia

 
         
Câmara Municipal de Alcanena Agência Ciência Viva Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Instituto Politécnico de Leiria