CCV Alviela no Twitter CCV Alviela no Linkedin CCV Alviela no Youtube CCV Alviela no Facebook CCV Alviela no Google+ CCV Alviela no Instagram
 
Logotipo Centro
INSCREVA-SE NA MAILING LIST:
Nome: E-mail:
logo Rede de Centros Ciência Viva
logo Escite
Logo certificação Herity
Logo Natura 2000 Award
logo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico
O Centro nas Redes Sociais:
Logotipos Redes Sociais
 
Banner da zona
 

Destaques

Oficinas de Ofícios: Tecelagem


O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio valoriza o património cultural da região e, este ano, temos uma série de oficinas de ofícios da região do Maciço Calcário Estremenho: olaria, fabrico de velas, tecelagem e produtos em pele.

No dia 14 de julho, às 15h00 vamos saber mais sobre a tecelagem, uma técnica através da qual se produzem tecidos cruzando fios verticais e horizontais. Teares, fusos ou rodas são alguns dos equipamentos necessários para a tecelagem. Em Alcanena, a indústria têxtil desenvolveu-se sobretudo nos anos que se seguiram à II Guerra Mundial, nomeadamente na vila de Minde. A história das mantas de Minde tem quase 400 anos e, atualmente, o produto deixou de ser popular para passar a ser de luxo, dado que a lã é 100% de ovelha e a produção totalmente artesanal.

Nesta atividade vamos conhecer o atelier de tecelagem de Edite Lopes, na Serra de St. António, onde se faz uso dos poucos teares ainda em funcionamento na região, e experimentar este magnífico ofício. Contamos com o acompanhamento de Rita Salvado, docente da Universidade da Beira Interior e Diretora do Museu de Lanifícios da Covilhã, que nos vai desvendar os segredos da matéria prima da tecelagem e a investigação científica realizada na área.

O ponto de encontro é às 15h00, na Igreja Matriz da Serra de Santo António (Alcanena).

As inscrições são obrigatórias e limitadas a 20 pessoas (3€/pessoa) e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.

Inscreva-se já e venha tecer connosco!

Notícia criada em 08-07-2018 16:18 | Imprimir Notícia

 
         
Câmara Municipal de Alcanena Agência Ciência Viva Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Instituto Politécnico de Leiria